Vinte governadores brasileiros – entre eles Mauro Mendes, daqui de Mato Grosso – estão juntos na preparação de uma carta ao presidente dos EUA, Joe Biden. 6m1f1l
O grupo se define como “governadores pelo clima”, e diz no texto, ainda em rascunho, que seus estados representam 87% do território nacional, são de diversos partidos e tendências políticas. Têm em comum a “união e a construção colaborativa de soluções em defesa da humanidade e de todas as espécies de vida que estão ameaçadas”.
Os governadores dizem na carta em preparação que estão conscientes da emergência climática global e das responsabilidades que têm na redução dos gases de efeito estufa e no combate ao desmatamento. “Ações que, além da remoção de carbono, da proteção da biodiversidade e da redução da pobreza, podem evitar futuras pandemias.”
Elogiam Joe Biden pela volta ao Acordo de Paris e dizem que estão preparados para a colaboração com os Estados Unidos pela proteção da floresta. Eles alertam que exatamente nessa regiões de floresta há muita pobreza, portanto é preciso unir “uma agenda ambiental robusta” com “combate à desigualdade”.
Dizem que os estados brasileiros possuem fundos climáticos, “disponíveis para aplicação segura e transparente de recursos internacionais, garantindo resultados rápidos e verificáveis”.
Com um texto direto e claro, mostrando conhecimento de todos os termos e mecanismos de cooperação internacional na área do clima, os governadores assinam por ordem alfabética do nome do Estado: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe São Paulo e Tocantins.
Fonte: Diário de Cuiabá (12/04/2021).
Comentários l6n1o